Em geral há 4 Estágios de Implementação
- Estágio 1 – Criação do Project Office (Foco em Padronização)
- Estágio 2 – Entrada em Operação (Foco em Acompanhamento e Controle de Projetos)
- Estágio 3 – Realimentação (Foco em Melhoria Contínua)
- Estágio 4 – Alinhamento com o Negócio (Foco Corporativo / Estratégico)
Estágio 1 – Criação do PMO- Foco em padronização:
- Localização
- Infra-estrutura
- Papéis e responsabilidades
- Alocação de recursos
- Escopo do Project Office e sua implementação
- Metodologia
- Procedimentos
- Ferramentas
- Suporte ao Gerente de Projetos (Doutrinar)
Estágio 2 – Entrada em Operação- Foco em Acompanhamento e Controle de
- Projetos:
- Suporte ao Gerente de Projetos (Operar)
- Criação e Manutenção da base de dados
- Revisão documentação existente
- Correção de desvios
- Atualização de documentação de projeto
- Produção e distribuição de relatórios
- Revisão e suporte a projetos-problema
Estágio 3 – Realimentação- Foco em Melhoria Contínua:
- Refinamento de processos existentes
- Base de dados com performance em projetos anteriores
- Base de dados sobre recursos humanos e materiais otimizando sua utilização em projetos
- Recomendações de treinamento em função de performance passada e de necessidades futuras
- Base de dados com capital intelectual para reutilização e transferência de conhecimento
Estágio 4 – Alinhamento com o Negócio- Foco Corporativo / Estratégico:
- Definição de critérios de seleção e priorização de projetos
- Gerenciamento de portfólio de recursos e projetos
- Previsão de demanda de recursos
- Divulgação de práticas de gerência de projetos por toda a empresa
Fonte: www.ricardovargas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário